Braga

Braga é a cidade do meu querido amigo Pedro e, apesar disso, tive que esperar a Dri vir lá do Brasil para ele me levar para conhecer a sua cidade, pode?

Fomos de carro com ele, mas do Porto até Braga são 40 minutinhos de trem e as estações de Braga e a de São Bento, no Porto, bem centrais. Não custa mais de 5 euros.

O Pedro foi perdoado porque fez o tour completo, foi guia e fotógrafo (muitas das fotos deste post foram feitas por ele) e ainda me convidou para voltar na Procissão da Burrinha , um dos eventos mais importantes da cidade, na quinta-feira santa, embora eu não tenha conseguido ir.

Portugal Braga Praça da República

Praça da República pronta para a Páscoa

Mas por ai você já fica sabendo de algumas das coisas mais importantes sobre a Cidade dos Arcebispos: a religiosidade reina absoluta.

Dois dos pontos turísticos mais importantes são exatamente igrejas: a do Bom Jesus do Monte  e a do Sameiro,  dois lugares impressionantes.

A Igreja do Bom Jesus do Monte é um dos símbolos de Portugal, uma igreja maravilhosa, com uma escadaria imensa toda simétrica, cercada de jardins para passeios, grutas e ainda coladinha com os bonitos Hotéis do Bom Jesus (para mim é too much ficar grudado desse jeito na igreja, mas há um entorno relaxante, admito).

Portugal Braga Igreja do Bom Jesus do Monte

Igreja do Bom Jesus do Monte

Portugal Braga Igreja do Bom Jesus do Monte

Igreja do Bom Jesus do Monte

Portugal Braga Igreja do Bom Jesus do Monte

As famosas escadarias da Igreja do Bom Jesus do Monte

Prepare-se: é inevitável bater um cansaço depois de tanto sobe e desce. Tudo bem, há um elevador de água lindo , todo antiguinho, que te leva lá para a beira da porta da igreja e pode também te levar para baixo, mas se quiser dar umas voltas, namorar, ou se chegar depois das 5hs, vai subir e descer e ficar com as perninhas doídas no dia seguinte…

De carro, você já pára na porta do elevador, mas o ônibus Bom Jesus – Ponte Prado passa pela Estação de Trem ou pela Praça da República, no centro, e deixa lá do lado.

Portugal Braga Igreja do Bom Jesus do Monte Elevador de Água

Elevador de Água da Igreja do Bom Jesus do Monte

Portugal Braga Igreja do Bom Jesus do Monte

Um lugar para namorar nos jardins da Igreja do Bom Jesus do Monte

O outro grande ponto é o Sameiro, uma igreja imensa, que perde em visitas apenas para Fátima em Portugal, super bonita e que fica de frente para uma esplanada de tirar o fôlego. É um lugar sensacional para fotos, para impressionar alguém e para um belo pôr-do-sol sobre a cidade, pois parece que você está na beira do abismo, quando na verdade é outra comprida escadaria. Lindo, lindo, lindo. Para chegar lá no alto sem carro, pegar o ônibus Rua Raio – Sameiro/Espinho que sai do Largo João Penha, próximo à Praça da República, no centro.

E há o centro histórico , onde fica a Sé, o Antigo Paço Arquepiscopal, o bonito Jardim de Santa Bárbara, a Praça da República e outras dezenas de igrejas, casinhas, praças, jardins, cafés, uma delícia para uma caminhada.

Portugal Braga Sameiro

A Igreja do Sameiro

Portugal Braga Sameiro

A sensacional vista da esplanada do Sameiro

Portugal Braga Sameiro

Sameiro no entardecer

Portugal Braga Sameiro

Meu guia-fotógrafo trabalhando no Sameiro!

Se quiser ver a cidade toda enfeitada e aproveitar as festas religiosas, a semana santa com certeza é uma boa pedida e tem procissão, missas e tudo o mais. Tudo o mais mesmo, até site próprio!

Agora, se você é fã de arquitetura vai ter que dar um pulo lá no Estádio do Sporting Clube do Braga,  cujos detalhes você vê aqui. Pelo pecado de não ter me levado lá o Pedro não escapa! O Estádio está encabeçando a minha lista de lugares em Portugal que ainda terei que conhecer.

Não me hospedei lá, pois como disse, apenas passei o dia com o Pedro, mas há opções, como os já citados Hotéis do Bom Jesus, o Grande Hotel, na estrada do Sameiro, o Mercure Braga Centro, próximo à Sé no Largo Mãe Dágua, e o Braga Pop Hostel, colado à estação de trem e muitíssimo bem cotado.

Portugal Braga A Brasileira

O famoso café A Brasileira

Portugal Braga Centro Sé

Centro de Braga e a Igreja da Sé

Nós jantamos no ótimo Cozinha da Sé, ao lado da…. Sé, e o Pedro também me recomendou os seguintes lugares: Tasca Dom Ferreira na Rua de S.Vicente nº 33 , o Pórtico, que fica ao lado do elevador de água que sobe para o Bom Jesus, um pouco mais carinho e o São Frutuoso que fica na Rua Costa Gomes, 168, próximo à estação de trens e da saída da cidade e que achei o mais bonitinho e simpático. A foto do bacalhau com broa me deu água na boca e olha que esse é o único bacalhau que eu gosto!

Duas dicas: no verão, há ônibus turísticos e dadas as distâncias, tenho certeza que vale a pena para conhecer os principais pontos da cidade; do aeroporto do Porto há uma linha de ônibus direta para Braga e por menos de 10 euros.

Se for passar mais um tempinho por lá, dê um pulinho no Parque Nacional Peneda-Gerês, que dizem que é lindo e é mais um lugar que o Pedro falou, falou e não me levou…

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: