Segredos de Lisboa – Locais Secretos para Visitar em Lisboa

Segredos de Lisboa: esses locais secretos de Lisboa não são mais tão secretos assim, mas comparados às demais atrações da cidade que estão cada dia mais cheias, continuam sendo paraísos. São locais deslumbrantes de Lisboa e que poucas pessoas incluem no roteiro. Pelo menos numa primeira vez na cidade. Mas acredite em mim, esses locais secretos para visitar em Lisboa merecem seu carinho e talvez até um dia a mais na sua visita.

Vem junto!

Locais deslumbrantes de Lisboa: Casa do Alentejo.

Locais deslumbrantes de Lisboa: Casa do Alentejo. Foto: divulgação facebook.

Os Locais Secretos de Lisboa

Quando pisei pela primeira vez em Portugal, fui para estudar. Não tinha muita vontade de conhecer o país, que eu imaginava que seria “muito parecido com o Brasil” e por isso mesmo, sem graça. Fui totalmente surpreendida me apaixonei por Portugal.

Na época, Portugal estava em crise e o turismo era bem tímido. Achava tão espantoso que as pessoas não sabiam como o país era incrível que virei uma embaixadora de Portugal. Sério, eles deviam me pagar pelo tanto de propaganda que fiz. Rá-rá.

Pouco depois Portugal deu uma lição de marketing no mundo do turismo e virou o queridinho da Europa. Lisboa ficou ainda mais cosmopolita e pessoas do mundo inteiro foram inclusive morar lá, onde o custo de vida era barato, a comida era boa e a vista, sempre linda. Veja aqui as dicas da Alyssa de outras atrações e experiências imperdíveis em Lisboa.

Mas com essa reviravolta, também veio o turismo de massa, a inflação pelo aumento da demanda e uma certa gentrificação.

Bom, Lisboa continua linda de morrer e Portugal continua sendo um dos lugares que mais amo no mundo. Mas agora é ainda mais interessante procurar esses locais secretos de Lisboa, que não são tão secretos assim, mas não importa.

A maioria deles eu só conheci quando voltei à cidade, mas vale a pena incluir um ou alguns deles em qualquer roteiro, seja o da primeira ou da milésima vez na cidade.

Neles, as visitas ainda não são massivas. Ainda dá para sentar num banco e ler um belo livro de Fernando Pessoa ou observar a vida e as manias dos portugueses nativos. Então vamos lá para os detalhes!

Ah, e aproveite para ver aqui como se locomover em Lisboa!

Palácio de Queluz: um dos segredos de Lisboa!

Palácio de Queluz: um dos segredos de Lisboa!

Locais Deslumbrantes de Lisboa Fora dos Roteiros Básicos

Fora dos roteiros básicos de Lisboa ficam 5 atrações pouquíssimo visitadas: O Palácio de Queluz, o Palácio do Marquês de Fronteira, o Palácio Nacional da Ajuda, a Casa do Alentejo e a Sala de Portugal no Museu da Sociedade de Geografia.

Cada um desses locais deslumbrantes de Lisboa merece uma parada e eles não estão muito próximos um do outro, mas até dá combinar com a visita a alguns outros lugares ou 2 deles em um dia. Vou explicando abaixo.

Palácio de Queluz

Vou começar pelo meu segredo de Lisboa preferido. Fui por insistência de uma amiga que tinha morado em Queluz e me disse que o palácio era um desbunde.

Era mesmo e tive o enorme prazer de visitar sozinha. Como eu disse, na época o turismo em Portugal era tímido e o Palácio de Queluz, mais afastado do centro e das atrações mais famosas, estava quase sempre vazio.

Hoje em dia é mais conhecido, mas continua sendo um dos locais deslumbrantes de Lisboa que não sofre tanto com o turismo.

Muita gente visita o Palácio de Queluz como uma parada entre Lisboa e Sintra, já que fica no caminho e é até um dos parques de Sintra.

Mas considero um erro porque já é difícil visitar tudo de interessante que Sintra tem em um único dia, que dirá com essa parada!

Salão do Palácio de Queluz, um dos locais secretos para visitar em Lisboa.

Salão do Palácio de Queluz, um dos locais secretos para visitar em Lisboa.

Além disso, o Palácio de Queluz, que foi um dos principais retiros de veraneio da família real e muito apreciado pela nossa amiga Carlota Joaquina, é grande, tem belos jardins. É para ser visitado tranquilamente, sem pressa de chegar na próxima parada.

Foi daqui que a família real partiu para o Brasil. Devem ter sentido saudades, porque o lugar é realmente muito gostoso.

A visita tem indicações e você faz sozinho. Destaque para a Sala dos Tronos (meio sala dos espelhos de Versalhes) e a dos Embaixadores (com umas porcelanas chinesas inacreditáveis).

Do lado externo os jardins são impecáveis, mas achei os azulejos e mesmo as esculturas meio caídas, precisando de um trato.

Para chegar lá pegue o trem para Sintra na estação Rossio e desça na estação Queluz-Belas. Chegando lá, você pode pegar o ônibus 25 bem em frente à estação ou ir andando.

É meio longinho, o que pode te deixar cansado para a visita ao palácio, mas uma caminhada gostosa pelo Jardim Urbano. Basta descer à esquerda e depois à esquerda sempre em frente. Ainda verá o famoso Aqueduto de Lisboa!

Serviço:
Segredo de Lisboa: Palácio de Queluz
Endereço: Largo Palácio de Queluz
Horário: diariamente, das 9hs às 19hs, com a última entrada às 18hs
Ingresso: 10 euros para jardins e palácio ou 5 euros se for só para os jardins. Compre antecipadamente o Ingresso para o Palácio de Queluz aqui nesse link, evite filas e ainda pague em reais!

Lugares deslumbrantes de Lisboa: Palácio de Queluz.

Lugares deslumbrantes de Lisboa: Palácio de Queluz.

Palácio do Marquês da Fronteira

Já o Palácio do Marquês da Fronteira fica lá, lá longe em Benfica.

Se você se perder, vai descobrir um delicioso bairro de Lisboa, mas é mais fácil descer na estação Jardim Zoológico do metrô e pegar o ônibus 770 que te deixará bem à porta. Te digo isso porque não é fácil atravessar andando a linha de trem e a via rápida que deixam o palácio lá, lá longe.

Se você ficar em dúvida e ninguém souber te dizer onde fica o palácio, diga que fica ao lado dos pupilos do exército, facilita.

Bom, o Palácio do Marquês da Fronteira é considerado um dos melhores lugares para apreciar as diferentes fases dos azulejos, inclusive os holandeses, e só está aberto à visitação até às 13hs.

Isso porque ainda moram pessoas lá! O Palácio é a residência do atual Marquês da Fronteira, mas não sei ao certo se essa coisa dos títulos de nobreza ainda existe. O legal é que a visita é guiada e muito elucidativa, adorei. Em 1h30 você já terá visto tudo, inclusive os jardins.

Segredos de Lisboa: Palácio do Marquês da Fronteira.

Segredos de Lisboa: Palácio do Marquês da Fronteira. Locais Secretos para Visitar em Lisboa.

A sala de batalhas traz azulejos que retratam as batalhas da reconquista e que fizeram o dono do palácio ganhar o título de marquês. Fiquei super tocada ao ver a batalha de Elvas porque quem já esteve lá e vê aquela cena ali parece que vai ser teletransportado para a cidade.

As muralhas, o forte e as colinas estão logo ali, igualzinho!!! Nunca tinha sentido isso vendo uma cena de batalha, que para mim é sempre um monte de soldados, espadas e cavalinhos. E o guia ainda te mostra umas coisinhas bem bacanas, comecei a viajar nos azulejos depois dessa visita.

A área externa é muito legal. Você vai encontrar os restos da louça de um jantar servido ao rei (que exigiu que fosse tudo quebrado), a linda galeria dos reis e um jardim maravilhoso! Do jardim dá para ver o vizinho Estádio da Luz, que pode ser bem legal para visitar em seguida, conto abaixo.

Ambos os palácios – de Queluz e do Marquês da Fronteira – fazem eventos, viu? Se estiver pensando em casar em estilo princesa…

Para ir embora você vai pegar de novo o ônibus 770 e vai fazer uma viagem muito legal, pelo meio do Parque Florestal do Monsanto, passando pelo Miradouro, zona de camping, Parque Recreativo de Serafina e, enfim, pode descer e ficar por ali, curtindo um verde.

Como a visita é sempre de manhã, eu preferi ir até o Estádio da Luz, do time do Benfica, onde já tinha ouvido dizer que havia um bom restaurante para almoçar com vista panorâmica para o gramado. Peguei o metrô e 2 estações depois, desci na Altos Moinhos, um pulo até o Estádio.

O restaurante Catedral da Cerveja é mesmo bom e a vista do estádio é linda. Se quiser, ainda pode fazer o tour por 12,50 euros, é bacana e você conhecerá a história da águia Vitória. Maiores detalhes sobre a visita ao Estádio da Luz estão neste outro post (e vale a pena ler!).

Serviço:
Segredos de Lisboa: Palácio do Marquês da Fronteira
Endereço: Largo São Domingos de Benfica, 01
Horário: de segunda à sábado, das 9hs às 13hs
Ingresso: 11 euros para visita guiada e jardins ou 6 euros se for só para os jardins

Palácio do Marquês da Fronteira: um dos locais secretos de Lisboa.

Palácio do Marquês da Fronteira: um dos locais secretos para visitar em Lisboa.

Palácio Nacional da Ajuda

De todos os locais secretos de Lisboa, acho que o Palácio Nacional da Ajuda é o mais escondido.

Ele fica, na verdade, há uma curta caminhada do Mosteiro dos Jerônimos na muito visitada região de Belém, onde ficam a Torre de Belém, os Pastéis de Belém e alguns dos museus de Lisboa, mas quase ninguém sai dessas atrações mais conhecidas para visitá-lo.

É uma pena, porque é realmente dos locais deslumbrantes de Lisboa.

A construção do século XVI foi residência real e hoje é um Museu, Biblioteca e o Ministério da Cultura. Além da arquitetura clássica, o Palácio Nacional tem salões maravilhosos, dezenas de esculturas de artistas portugueses e vai, em breve, abrigar a coleção de jóias da Coroa Portuguesa.

As visitas são no térreo e no Andar Nobre, onde rolavam os acontecimentos de gala.

Com uma imensa coleção de artigos decorativos de várias épocas da história, é considerado um dos museus mais importantes de Portugal!

Dali, estique pelo Jardim Botânico, outro lugar super tranquilo e colado em Belém que praticamente só tem locais e é outro dos locais secretos para visitar em Lisboa!

Serviço:
Segredos de Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda
Endereço: Largo da Ajuda
Horário: de quinta à terça, das 10hs às 17h30
Ingresso: 5 euros

Locais Deslumbrantes de Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda.

Locais Deslumbrantes de Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda. Foto: divulgação facebook.

Sala de Portugal na Sociedade Portuguesa de Geografia

Outro dos segredos de Lisboa, a Sala de Portugal parece saída de um filme! Com 50m de comprimento, ela abriga boa parte  do museu, que tem mais de 140 anos.

Além da beleza arquitetônica da sala o Museu Estnográfico tem muita informação não apenas de Portugal, mas das antigas colônias na Ásia e África e é prato cheio para quem gosta dessas coisas.

O museu também abriga inúmeros mapas e atlas que contam a história das explorações portuguesas.

Apesar de ficar no Restauradores, bem próximo do Rossio (um bairro bem movimentado de Lisboa tanto pela proximidade com o Centro e a Baixa, como pela sua importante estação de trem), a Sociedade Portuguesa de Geografia e a Sala de Portugal são locais secretos de Lisboa e pouquíssimos visitados. Vá conferir.

Serviço:
Segredos de Lisboa:
Sociedade Portuguesa de Geografia
Endereço: 
R. Portas de Santo Antão 100
Horário: 
de segunda a sexta, das 11hs às 17hs
Ingresso:
gratuito

Sala de Portugal na Sociedade Portuguesa de Geografia.

Sala de Portugal na Sociedade Portuguesa de Geografia. Segredos de Lisboa. Foto: divulgação.

Casa do Alentejo

Para completar os locais deslumbrantes de Lisboa que pouca gente conhece, saia da Sala de Portugal e ande até a Casa do Alentejo, um prédio que mistura Alentejo, com estilo mouro e Luis XV.

Esse antigo Palácio construído no séc. XVII abriga hoje o que seria uma associação dos Alentejanos. Um espaço cultural que tinha a missão de preservar a cultura alentejana em seus muitos aspectos.

Ali acontecem vários eventos culturais como lançamentos de livros, saraus, apresentações musicais, exposições de arte e muitas outras coisas, mas a Casa do Alentejo ficou mais conhecida pelo restaurante.

As instalações maravilhosas do restaurante no estilo Salão dos Espelhos são de cair o queixo e a “Taberna” no lado externo é a cara do Alentejo. Mas o que vale mesmo é a comida, porque a comida alentejana é di-vi-na.

Você vai pagar mais caro que no Alentejo, onde a comida sensacional é super barata, mas se não for para o Alentejo ou se quiser matar a saudade da maravilhosa “migas à alentejana”, esse é o lugar! E se não conhece esse prato, vá lá provar, se faz o favor!

Aqui pode ser necessário reservar, afinal esse segredo de Lisboa já está bem pouco secreto.

Serviço:
Segredos de Lisboa: Casa do Alentejo
Endereço: R. das Portas de Santo Antão, 58
Horário: diariamente, das 12hs às 23hs
Ingresso: gratuito, gaste apenas o que consumir no restaurante ou na taberna

Restaurante do Casa do Alentejo, um dos locais secretos para visitar em Lisboa.

Restaurante do Casa do Alentejo, um dos locais secretos para visitar em Lisboa. Foto: divulgação.

Outros Segredos de Lisboa

Se você pensa que acabou, que já desvendamos todas os locais secretos para visitar em Lisboa, fique sabendo que tem mais!

Esses últimos 3 são locais secretos super tranquilões, para quem quer realmente fugir das multidões de Lisboa.

Miradouro do Monte Agudo

Esse miradouro fica afastado dos mais tradicionais e muvucados da cidade, mas faz jus à tradição dos mirantes que existem em todo lugar de Lisboa, afinal, para onde se olhe, tudo é lindo.

Você pode achar que está no Rio ou em SP ao se dirigir ao bairro Penha de França, mas não se engane, raramente há turistas no delicioso e baratex café que fica lá no topo com vista deslumbrante do pôr-do-sol com jazz de fundo.

A estação de metrô mais próxima é a Anjos.

Serviço:
Segredos de Lisboa: Miradouro do Monte Agudo
Endereço: Rua Heliodoro Salgado
Horário: diariamente, das 7h30 às 22hs
Ingresso: gratuito, gaste apenas o que consumir no café

Casa da Cerca

Esse espaço não conheci, mas é considerado um dos melhores segredos de Lisboa, inclusive para os portugueses, e foi indicado por uma amiga.

É um espaço cultural que fica do outro lado da ponte, no Além-Tejo, literalmente. Os lisboetas são meio preguiçosos e não gostam muito de cruzar a ponte, então perdem as ótimas atrações culturais da casa e a vista maravilhosa “do lado de lá”. Veja a programação aqui.

A entrada é franca e a estação Gil Vicente fica mais ou menos próxima. Coloque na sua lista de locais secretos para visitar em Lisboa!

Serviço:
Segredos de Lisboa: Casa da Cerca
Endereço: Rua da Cerca, Almada
Horário: de terá à domingo, das 10hs às 23hs
Ingresso: gratuito

Linha D’Água

Esse café passa despercebido numa das áreas mais movimentadas da cidade, mas é um lugar delicioso. Um dos locais secretos de Lisboa que vale a pena procurar. Fica logo atrás do famoso El Corte Inglés, próximo à estação São Sebastião.

Na região a grande estrela é o ótimo Museu Calouste Gulbenkian, mas tente dar um passeio pelo belo parque Eduardo VII e você vai encontrar esse lindo café à beira do lago, onde a vida passa devagarinho.

Essa área também tem muitos bons hotéis, então se você se hospedar por aqui, não tem desculpa para não conhecer esse segredo de Lisboa.

Serviço:
Segredos de Lisboa: Linha D’Água
Endereço: Jardim Amália Rodrigues
Horário: diariamente, das 10hs às 21hs
Ingresso: gratuito, gaste apenas o que consumir

E é isso, aproveite os segredos essa linda cidade você também! Segue o mapa com as indicações desses locais secretos de Lisboa:

Mais um montão de dicas de Lisboa você encontra aqui:

Estádio da Luz

Estádio do Alvalade

Lisboa em detalhes – Ao redor

Lisboa em detalhes – Centro

Lisboa – Roteiros Infinitos

Lisboa – Compras

Lisboa – Alimentação e Baladas

Lisboa – Transporte e Hospedagem

Mais um Help para você:

Apesar de ser um país super bacana e com estrutura médica, não viaje sem seguro! A gente nunca sabe o que pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

E você também pode contratar o seu seguro de viagem com os nossos parceiros da Seguros Promo. Na Seguros Promo, utilize o código EXPRESSINHA5 e ganhe 5% de desconto! Clicando aqui nos links para contratar os seguros você paga menos e ainda ajuda o blog! =D

Você também encontra no blog vários outros posts com todas as dicas de Portugal, de norte a sul,  e também algumas dicas da Espanha e da Grécia, aproveite!

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Que tal ir mais além e conhecer os cantinhos mais escondidos de Lisboa, que é uma das cidades mais incríveis e gostosas de conhecer na Europa? Aproveite as dicas aqui para visitar os Palácios de Queluz e do Marques da Fronteira, e os Estádios da Luz e do Alvalade!

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Bruna Barbosa disse:

    É isso ae, Marcela, Lisboa vale vários retornos e sempre vai ter algum lugar novo (mesmo sendo velho) que vale a pena conhecer!

  2. Bruna Barbosa disse:

    Menina, a Casa do Alentejo é demais! e a comida, Deus nos Acuda!

  3. paulaugot disse:

    Amei as dicas, ficquei com vontade de voltar a Lisboa e conhecer a Casa do Alentejo

  4. Marcela disse:

    Adorei essa listinha de lugares secretos em Lisboa! Só conheci o Miradouro do Monte Agudo, mas na próxima viagem vou incluir outros. Muito obrigada pelo post fora do basicão :)

  5. Bruna Barbosa disse:

    O Palácio de Queluz é um arraso mesmo, Christian! Que bom que você conheceu!

  6. Christian disse:

    Adorei visitar Lisboa, e tive a oportunidade de conhecer o Palácio de Queluz, um lindo segredo de Lisboa

  7. Bruna Barbosa disse:

    Pois é, Liany, a maioria dos lugares ó conheci na minha terceira visita… É que Lisboa tem muitos lugares legais para conhecermos!

  8. Bruna Barbosa disse:

    O Palácio do Marquês da Fronteira é incrível mesmo! É gostoso quando a gente descobre que tem mais lugares pra visitar, né?

  9. Uau, eu ameeeei esse post de lugares secretos em Lisboa! Realmente não conheço nenhum pessoalmente ainda… encantada pelo Palácio do Marquês da Fronteira!

  10. Liany Garves disse:

    Nossa, você acredita que não conheço esses segredos de Lisboa? Visitei a cidade duas vezes e não visitei esses lugares mais escondidos. Adorei as dicas e vou tentar incluí-los na minha próxima visita já que o básico eu já conheci né!!

  11. コーチ メンズ disse:

    Admiring the time and effort you put into your site and detailed information you provide.

    It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.

    Fantastic read! I’ve saved your site and I’m adding
    your RSS feeds to my Google account.

  1. agosto 29, 2012

    […] Lisboa em detalhes – Mais distante […]

  2. junho 1, 2020

    […] também alguns Segredos de Lisboa que a Bruna do blog Expressinha […]

  3. agosto 12, 2020

    […] Aqui se encontram alguns dos mais fotografados pontos turísticos de Lisboa, como Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Para além dessa passagem obrigatória, há também o Centro Cultural de Belém, com sua excelente exposição de arte, e o Palácio Nacional da Ajuda, que é um dos segredos de Lisboa. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.